terça-feira, 8 de junho de 2010

PRINCÍPIOS E ÉTICA COMO CONDIÇÃO SINE QUA NON NA GARANTIA DA DIGNIDADE HUMANA

Aprendemos com nossos pais e avós, além das pessoas de bem, que a HONRA, a ÉTICA, os PRINCÍPIOS e a DIGNIDADE DO CIDADÃO são valores personalíssimos e irrenunciáveis.

A Dignidade Humana para ser garantida pela Constituição Federal depende primeiro, de nós mesmos a honrarmos. A nossa e a dos demais cidadãos.

É preciso mudar o enfoque dessa GARANTIA CONSTITUCIONAL: Quem destrói a Dignidade de um cidadão, não deve ter a sua garantida...... Quem sabe assim o comportamento do homem não mudaria? A aplicação da Pena estaria desatrelada a essa garantia diante de seu descumprimento.

Um comentário:

  1. Que bom, nova matéria no blog e essa pra refletir bastante, certamente um assunto que dá margem pra sua série de polêmicas e opiniões, uma vez que engloba não apenas a questão dos direitos e garantias fundamentais, mas também a forma como estas são impostos pela constituição. Na verdade, acredito que a forma de tentar dirimir essa situação começaria por uma tão necessária reforma no nosso código Penal, fazendo com que a lei pudesse não punir de forma mais branda, mas punir melhor com mais foco, com mais direcionamento nas questões de ressocialização, educação e principalmente com menos morosidade, a partir daí o conceito dos direitos e da dignidade do cidadão poderiam ser melhor enfocados e certamente com uma conscientização maior do cidadão na luta pelos seus direitos e deveres perante à sociedade muita coisa poderia ser transformada e repensada, certamente pra melhor! Beijos e parabéns pelo tema:)

    ResponderExcluir